Busca o que procuras aqui:

Alguns curtas premiados do Osga 2013

Curtas sempre foram um destaque pra mim, mais que alguns longas. Sem poluição aí na tua cabeça, me refiro à filmes, Ok?

Não sou mais aluno e nem tenho contato direto com ninguém dos filmes que vou postar aqui do Osga 2013, que fique claro.


Sou apenas um profundo admirador da criatividade e de como estudantes podem superar até alguns profissionais carimbados no mercado cinematográfico em apenas alguns minutos, e como a impaciência atual com o tempo é muito grande, nada melhor que espremer toda a criatividade possível em um curto espaço de tempo como estes fazem em seus vídeos que concorrem aos prêmios no festival. Dentre as diversas artes que admiro e procuro de uma forma ainda sem sucesso me manter por dentro são produções do tipo, e cada ano que passa mais e mais surpreendente, simples, direto e cativante.

Vai entender o quão complicado as vezes é fazer uma obra com rios de dinheiro e sair uma grande bosta, como por exemplo o filme do Demolidor (é uma bosta, vocês tem que concordar!). E imagina o quanto é complicado produzir um curta que por mais "curto" que seja e com pouca grana, tenha um barril de criatividade pronto pra explodir em mil idéias e boas cenas. A vida premia os mais sábios.

Por este e outros motivos admiro muito essa galera daqui de Belém que se esforça e quebram suas mentes para produzir algo tão coerente e genial.

Então pra começar o grande vencedor do  Festival Osga 2013: Espátula e Bisturi


Lendo o título tu deves imaginar que tenha algo sobre médicos, ou quem sabe a vaidade de cirurgias plásticas, coisas do tipo. Confesso que ao ver o título não imaginava a delicadeza de uma história narrada por uma voz idosa que nos fazer pensar como será o nosso futuro contando nossas próprias vidas.

E principalmente a identificação com esta, pois quase todo mundo já teve aniversários chatos, e outros nem tiveram algum, ou então se emputeciam por cantarem o "Parabéns" nos locais mais constrangedores cheios de pessoas estranhas cantando tal música irritante. Este caso se refere à mim, eu odeio essa porra! Mas eu sei que algum dia eu vou sentir falta destes cantos, das brincadeiras, dos amigos e tudo mais. Sei que um grande temor meu é ser um senhor do bolo de isopor com uma vela acesa comemorando sozinho meu aniversário em uma cozinha sem cores.

 Espero que não seja assim, mas vale a pena refletir o quanto reclamamos de besteiras quando temos tudo agora em nossa juventude. Mas ainda sim vou reclamar: em seus aniversários, O PRIMEIRO PEDAÇO VAI PRA MIM, PORRA!



O segundo ganhador que destaco é o Epitáfio



Basicamente é sobre a frustração de já ter alcançado tudo o que você podia e simplesmente não ter mais um sentido ou motivação pra seguir a vida. É tudo o que nem eu e nem muitos conquistamos mas pensamos muitas as vezes em momentos reflexivos, sejam em mesas de bar, trabalho, em casa deitado com aquele celular que não te larga ou em momentos críticos de crise existencial.


Acredito que todo jovem assim como eu tenham frustrações parecidas, bem ou ruim de vida, alcançando ou não ainda todos os seus objetivos, parece que as reclamações e frustrações se repetem.

Uma sensação de "vazio" constante que talvez seja culpa de um mundo em que tudo é rápido, que sufoca em ansiedade e cobranças, e que os sonhos parecem muito distantes mesmo estando muito próximos de serem realizados. Mais do que imaginas.

O segredo é o bom humor.



E o terceiro é o ganhador da categoria Vídeo Minuto: Curtinha dos Pés


Um vídeo delicado sobre pés e pequeno 'romance'.


Um pé que encontra outro pé pra trilhar caminho juntos. Basicamente um vídeo simples e genial, que deve ter agradado muito principalmente o público feminino por tal delicadeza. Sério, ficou muito bom!

Espero que futuramente como professor tenham alunos tão bons quanto este pessoal todo criativo, independente se são da UNAMA, CESUPA, UFPA e outras. Daí eu já poderia ter certeza de uma grande satisfação e dizer: finalmente completo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buenas? comenta aí: