Busca o que procuras aqui:

Os palhaços


Sempre achei palhaços sem graça demais. Quando era pequeno os aniversários de criança eram mais comuns e bem animados que os atuais, com músicas para crianças ao invés de Michel Teló e Justin Bibier. 

As crianças se vestiam como crianças e os adultos como adultos, ao contrário do que acontece atualmente que a criançada se veste com o que os hipsters também vestem. O pavor tomava conta das mais novas no Circo e começava uma choradeira insuportável e o meu caso era não curtir, porque desde cedo tive a idéia de que pra ser engraçado não precisava estar vestido de forma estranha ou bizarra. O único que me fez sorrir até hoje foi este aqui : Palhaço Gozo.


Havia sempre a fatídica pergunta que era usada como "carta na manga" pelos animadores maquiados : "O que você quer ser quando crescer amiguinho?"

As respostas eram quase sempre as mesmas : "adulto"...ou então "engraçado, diferente de você". 


Com o passar dos anos, alheio ao pânico das crianças, fui analisando a importância que os palhaços tinham para tais festas e um certo entrosamento social entre os pequeninos, me considerava muito  mau humorado (até hoje), mas é inegável que naquela época a atuação dessas recreações em grupo que os mesmos animadores produziam contribuíam para as crianças terem uma evolução social, criando novas amizades que poderiam perdurar por um longo tempo, ou identificar os pequeninos que tinham problemas com entrosamento em grupo com excesso de timidez ou autismo. 


Também podia servir para criar as primeiras brigas. Um exemplo disto era que sempre que o palhaço estourava aquele balão cheio de balas e doces, a gurizada entrava em uma disputa mais feroz que por vaga na universidade federal, gerando alguns conflitos de pequenos guerreiros. 

Neste momento, o "clown" se tornava um emissor do caos, quase semelhante ao Coringa do Batman. Assim como sempre desconfiei que alguns tinham muito sarcasmo escondidos nas profundezas de sua atuação "feliz".


Estamos em 2012, continuo detestando a maioria dos palhaços, e alguns continuam tendo medo deles. Porém tenho o lamento de que tudo mudou, e não sei como vai ocorrer quando eu tiver filhos. 

Acho que vou contratar um palhaço só para relembrar que por mais que tu tenhas uma opinião ou não goste da coisa, o trabalho destes tem uma importância nostálgica. Eu só quero dizer a um filho meu algum dia : "filho, tá vendo esse cara maquiado de roupas bizarras aí? papai não curte eles desde pequeno, mas aprendi com o tempo a respeitar e entender que sem eles as crianças são tristes hoje, quero que você escolha ama-lo ou detesta-lo, mas sempre com respeito"

Também diria para nunca puxar a peruca de um, como fiz no dia que descobri que o palhaço era o cara que morava na esquina de casa. 
_____________________________________________________________________________________________

Seguem abaixo os 5 melhores clipes com palhaços : 

1 - Fluorescent Adolescent - Arctic Monkeys



2 - Mr Writer - Stereophonics



3 - Left Behind - Slipknot



4 - Remedy - Seether.



5 - Psycho Circus - Kiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buenas? comenta aí: