Busca o que procuras aqui:

Cadê a Festa Junina que tinha aqui?

Oi! (voz do Marcelinho)
Eu sei que tu imaginou a voz dele (pra quem conhece)

Hoje é véspera de São João e tive saco/coragem de postar novamente por aqui. Uma série de eventos me desanimou a continuar postando, porém algo que há anos me chama atenção merece ser citado nesta época com cheiro de pólvora e barulho de explosões semi-terroristas, com tec tec's ecoando ao som da vizinhança.

Estou falando da época Junina. Mas essa não é uma verdadeira época junina mais...somente adultos que ainda valorizam as festas tradicionais tornam a coisa algo real e puro, já que as crianças não curtem tanto mais aquilo de a mãe pegar umas bandeirinhas e colar/bordar nas suas roupinhas, ajeitar seus cabelinhos, pintar barbas e bigodes falsos.


Ou então para as gurias maquiarem feito aquela sua tia que não sabe o momento de parar no pó compacto. 

Mas tu não encontra mais isso, e se encontra é algo raro e "miado" ou bem underground. Festas ao som de kuduro, pagode, funk e todos os gêneros irritantes que não deveriam estar ali, tomando espaço do forró tradicional, deixando Luiz Gonzaga triste no céu com sua sanfona.

Apesar de tudo, aqui em Belém tem um concurso de quadrilhas que caía na mesmice durante anos, mas esse tradicionalismo me agrada. Me surpreendeu com uma quadrilha de crianças vestidas de Chaves e Chiquinha, o que achei bastante bastante original e foi compartilhado por todo o estado, e até pra fora do estado no Facebook por estes dias. Olhem só que afudê!


O que mais gostava nessas festas era o momento que alguém estourava algum balão que tinham uma porção de doces dentro, e daí começava uma batalha quase medieval pra quem pegava mais destes doces, foi aí que comecei a curtir umas "circle pits" de hardcore e metal. Isso geralmente acontecia em aniversários no  mês de Junho. Entendam melhor assistindo o vídeo a seguir:



Espero que futuramente quando tiver filhos, os forrós que toquem não sejam Luan Santana e a comida típica não seja Sushi. Pelo bem do tradicionalismo, e respeito a São João.

Então : Viva São João, e não gosto de São Pedro!


Um comentário:

  1. Inovar é bom, mas a tradição, a cultura devem ser preservadas. Maneiro teu ponto de vista.

    ResponderExcluir

Buenas? comenta aí: